Marnoto Cientista

O sal existe em abundância em todo o oceano mas ninguém o vê. Para a cristalização do sal é necessário ocorrer fenómenos encadeados pela mão do Marnoto. Desconstrução destes fenómenos, com recurso a material de laboratório, para uma série de experiências científicas que terminam com o nascer do sal.

Descrição:

Atividades com base no conhecimento que o marnoto tem de adquirir para fazer nascer o sal, nas marinhas de Aveiro, e apenas com o recurso a água do mar, sol e vento e às alfaias de madeira. Ao Marnoto, é-lhe pedido que domine fundamentos como evaporação, condensação, decantação e cristalização indispensáveis à extração artesanal de sal.

No apogeu da atividade do sal em Aveiro, a profissão marnoto foi de grande importância, exigindo grande experiência do terreno e grandes conhecimentos de matemática, química e física.

A atividade é acompanhada de uma salina pedagógica e material de laboratório, para os alunos verificarem in loco como nasce o sal de Aveiro, quem é e o que faz o marnoto. A atividade sugere ainda que os alunos, em grupos, experimentem as experiências do Marnoto adaptadas ao contexto escolar.

Esta atividade pode ser realizada em sala de aula.

Informações:

Idades: 1º e 2º ciclo
Limite: 35 alunos
Custo: 3,00€/pax

*Se realizado em sala de aula o valor diminui para 2,00€/pax.


Reserve já!

(+351) 915 390 990 | (+351) 234 056

visitas@salinasaveiro.com

(CONTACTAR AGORA)

Objetivos:

  • Conhecer os fenómenos científicos Evaporação, Decantação, Condensação e Cristalização;
  • Conhecer a profissão do marnoto e as suas tarefas;
  • Conhecer o processo de extração do sal artesanal de Aveiro;
  • Identificar a relação sol/vento/água salgada para o processo de extração do sal marinho.

Ver mais atividades pedagógicas:

(Clique na imagem)